Brasil e Alemanha: apenas um jogo?
Home Blog geral Brasil e Alemanha: apenas um jogo?Uma derrota como a do Brasil para a Alemanha no jogo da última terça-feira desperta uma série de questionamentos que vão além dos aspectos técnicos do futebol. Para a analista Marion Minerbo, membro da SBPSP, além de uma derrota em campo, o fato escancara a perplexidade do povo também em relação à política. Confira a opinião da psicanalista, publicada na página 2 do jornal O Estado de S. Paulo dessa quinta-feira, dia 10/07:
“Uma derrota de 7 x 1 não é mais um fato esportivo, e sim um fato político. A perplexidade dos jogadores em campo, enquanto tomavam um gol atrás do outro, mimetiza e denuncia a perplexidade do povo, que vem tomando um escândalo atrás do outro, por parte de governantes que jogam como se fossem nossos adversários – interessados apenas na própria vitória. Primeiro foi a marcação cerrada do governo em cima de Joaquim Barbosa, o nosso Neymar, que vinha tendo um desempenho notável em campo. Depois, ele teve vários de seus gols anulados. Por fim, com a coluna vertebral do Judiciário quebrada, afastou-se do jogo político. Afinal, tem algo de errado num país em que um jogador de futebol se sente mais responsável em servir ao seu povo que seus governantes. Quando perguntaram a Felipão de quem é a responsabilidade por esta derrota, assumiu com tristeza e dignidade: “é minha”. Não consigo imaginar Dilma ou sua equipe assumindo a responsabilidade pelo desastre que está aí.”
MARION MINERBO, membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, é autora de “Neurose e Não-Neurose” (Casa do Psicólogo)
E você? O que acha?