Encontre psicanalistas membros e membros filiados


Homenagem a Flávio Rodrigues Dias

Home      Blog      história da psicanálise      Homenagem a Flávio Rodrigues Dias

Nascido em 06 de julho de 1899, em São Paulo, o médico Flávio Rodrigues Dias, foi um dos participantes do grupo psicanalítico que fundou a Sociedade Brasileira de Psicanálise (futura SBPSP), integrando-o desde o início, ao lado de Adelheid Koch, Durval Marcondes, Frank Phillips, Theon Spanudis, Virgínia Leone Bicudo, Lygia Alcântara do Amaral e Judith Andreucci.

Especializado em pediatria na Alemanha, o médico aproximou-se de Durval Marcondes a partir de um encontro ocasional entre eles enquanto viajavam de bonde pela Av. Paulista. Durval sentou-se ao seu lado lendo um livro sobre Psicanálise, despertando em Dias um grande interesse. Começou então uma sólida amizade e o início do movimento psicanalítico em São Paulo.

Fez análise didática com Adelheid Koch, psicanalista alemã formada pela IPA que veio residir em São Paulo. Aposentou-se em 1969 pela SBPSP (leia aqui o artigo publicado pela Revista Brasileira de Psicanálise na ocasião), mas trabalhou como psicanalista até pouco antes de sua morte, em novembro de 1994. 

Nossos pioneiros não pouparam esforços para que a ‘jovem ciência’ da Psicanálise florescesse e trouxeram contribuições valiosas para a divulgação das ideias psicanalíticas, por meio de aulas, cursos em faculdades, entrevistas a jornais, programas de rádio, artigos, trabalhos em instituições psiquiátricas e palestras. 

Além de tornar acessível aos leigos o que era a Psicanálise, foi necessário conquistar a credibilidade científica na busca por um espaço institucional próprio e respeitado. Este grupo não soçobrou diante de todas as dificuldades pelas quais passou, uma vez que as ideias psicanalíticas foram vítimas de fortes oposições na época. Mantiveram seu amor e dedicação à Psicanálise com a esperança de que ela pudesse se desenvolver e expandir.

Fonte: Centro de Documentação e Memória (CDM/SBPSP) 

Colaboração: Regina Lacorte Gianesi, membro associado da SBPSP, historiadora, psicanalista e coordenadora do CDM/SBPSP.  



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *