Organização do curso:
1º semestre
Módulo 1:O que especifica a escuta psicanalítica (16 aulas) - primeiro horário.
Módulo 2: História da Escuta Psicanalítica (16 aulas) - segundo horário.
2º e 3º semestres:
Módulo 3: Formas de sofrimento psíquico: uma introdução à psicopatologia psicanalítica (32 aulas) - primeiro horário
Discussão clínica - segundo horário
4º semestre:
Módulo 4: Psicanálise, cultura e comunidade (16 aulas) - primeiro horário.
Discussões clínicas (8 aulas) – segundo horário.
Discussão de filmes, experiências com comunidade e oficinas clínicas (8 aulas) – segundo horário.
Módulo 1: O que especifica a escuta psicanalítica: escuta analítica, o estrangeiro da fala. (16 aulas)
Professor responsável: Francisca Vergueiro.
Objetivo: sensibilizar para a originalidade do diálogo psicanalítico, cuja particularidade está num modo específico de escuta por parte do(a) analista. Partiremos da ideia freudiana de que a consciência é uma parte restrita do psiquismo.
Como apreender o Inconsciente no campo da fala?
Freud desenvolveu um método de escuta a partir do modelo da Interpretação do Sonho. A interpretação põe em evidência os processos primários nos quais as palavras são despojadas dos elos lógicos construídos sob a ação do recalcamento.
O dispositivo da escuta apoia-se na demonstração freudiana de que é junto do outro que o homem aprende a conhecer. Estrangeiro e próximo, o outro (Nebenmensch) tem caráter determinante: a economia de nossos prazeres e desprazeres constrói-se junto dele.
Desde 1895, o aparelho psíquico é concebido desta maneira, a partir de uma relação com o outro, ao mesmo tempo semelhante e diferente, capaz de realizar uma ação especifica frente ao desamparo inerente à condição de dependência original humana. Estabelece-se, nestas bases, o lugar central da transferência - fundamento pulsional do trabalho interpretativo – no âmago do processo analítico.
Metodologia:
16 seminários dedicados à discussão dos textos acompanhada de vinhetas clínicas, exemplos da literatura, e das artes em geral.
Módulo 2: História da Escuta Psicanalítica (16 aulas).
Professor responsável: Cecília Maria de Brito Orsini e Berta Azevedo.
Objetivo: Através da perspectiva histórica, pretende-se apreender como se desenvolve o campo psicanalítico, a partir dos problemas sempre renovados, colocados por Freud. Este é o papel da obra clássica - tematizar questões cruciais que continuam a pulsar nos diversos autores que a ela se sucedem. A partir daí, pretendemos abordar como se constroem – e podem se somar - diferentes referentes de escuta psicanalítica, dissolvendo a ideia de que alguma abordagem detenha a “verdade” sobre a prática psicanalítica. A verdade de cada autor é sempre parcial e provisória.
Metodologia:
4 seminários: Freud, o tronco e os ramos
12 seminários – Os caminhos propostos pelos diferentes autores, que foram selecionados devido à pregnância de seus referentes para o campo analítico. Os autores, abaixo, serão apresentados, à guisa de highlitgs, a partir da(s) solução(ões) encontrada(s) na peculiaridade de sua clínica, resultando na construção particular de seu vértice de escuta, acompanhado de vinhetas clínicas. Não se pretende o aprofundamento nos autores, devido à visão panorâmica e enxuta que ofereceremos, que é nosso objetivo.
Klein
Bion
Winnicott
Lacan
Módulo 3: Formas de sofrimento psíquico: uma introdução à psicopatologia psicanalítica (32 aulas)
Professores responsáveis: Audrey Setton Lopes de Souza e Elsa Vera Kunze Post Susemihl
Objetivo: Esta disciplina visa apresentar aos alunos a singularidade do olhar psicanalítico sobre o conflito e a dor psíquica e os modos do sujeito se posicionar em face destes. Não pretende ser exaustivo, mas sim, desde uma perspectiva clínico teórica sensibilizar os alunos para um olhar metapsicológico e clínico sobre as modalidades de sofrimento psíquico (psicopatologia psicanalítica) e a especificidade da clínica psicanalítica, despertando o interesse para futuros aprofundamentos.
Metodologia:
Explorar a partir de uma escuta psicanalítica, diversas modalidades de sofrimento psíquico. Levando em consideração as ideias de conflito psíquico, desejo, angústia e formação de sintomas procuraremos compreender diferentes “saídas “ou formas de organizar-se frente à dor e ao conflito.
Para atingir este objetivo partiremos de algumas situações clínicas como disparadoras para tentar compreendê-las à luz de diferentes modelos teóricos psicanalíticos.
Abordaremos também as “novas formas de sofrimento psíquico” que encontramos na clínica psicanalítica contemporânea como abertura para uma ampliação do espectro da teoria e da clínica psicanalítica.
PSICANÁLISE E PSIQUIATRIA: diferentes modelos epistemológicos
CONFLITO E SINTOMA: O nascimento de uma nova perspectiva clínica
FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE: sonhos, psicopatologia da vida cotidiana, o sentido do sintoma
MODALIDADES DE SOLUÇÃO DE CONFLITO- exploraremos, partindo de materiais clínicos, variadas modalidades de posicionamento subjetivo (enfrentamento) face ao desejo inconsciente e a angústia com o objetivo de explicitar as diferentes modalidades de funcionamento psíquico.
Organizações neuróticas e psicóticas
Narcisismo, o Eu e as clivagens
Luto, Depressão e melancolia
Os limites da representação e suas formas
Os casos limites
As patologias do vazio
Módulo 4: Psicanálise, cultura e comunidade (32 aulas).
Professores responsáveis: Magda Khouri e Rodrigo Lage Leite.
Objetivo: As implicações das transformações históricas e sociais na constituição da subjetividade convocam a psicanálise a pensar nas suas relações com a cultura. Partindo da noção de que a escuta do sujeito está inscrita na cultura, o objetivo é introduzir aos alunos as conexões do pensamento psicanalítico com as questões sociais vigentes.
Trata-se de uma abordagem que envolve clínica psicanalítica e política, no sentido de refletir sobre os efeitos na nossa subjetividade gerados pelo racismo, questões de gênero, abismo social, entre outros fenômenos presentes na realidade brasileira. Do silenciamento histórico à possibilidade da psicanálise contribuir na reflexão e nas intervenções junto a sujeitos submetidos às diversas formas de sofrimento psíquico-social.
Metodologia:
Na primeira parte do curso trabalharemos os textos clássicos freudianos que fazem referência à cultura, tais como Mal-estar na civilização, Totem e tabu, Psicologia das massas e análise do eu entre outros.
Na segunda parte do curso, dividiremos os temas em duas aulas:
Na primeira aula abordaremos os entrelaçamentos do pensamento psicanalítico com outras áreas do conhecimento: filosofia, antropologia, psiquiatria, literatura, cinema, teatro, artes plásticas, música.
A segunda aula será dedicada à apresentação de diferentes modalidades clínicas do fazer psicanalítico na comunidade, envolvendo os trabalhos com grupos e instituições, assim como discussão de filmes e obras de arte de um ponto de vista psicanalítico. Também introduziremos reflexões psicanalíticas voltados à compreensão dos fenômenos sócio-políticos e do mal-estar na cultura de nossos tempos.
Em algumas aulas (do segundo horário) haverá a apresentação dos trabalhos dos alunos que envolvam os temas do módulo IV, tanto no atendimento clínico individual como nas ações que desenvolvem em instituições.