A Psicanálise da Vincularidade Dialética de Família e Casal é considerada uma expansão dos paradigmas psicanalíticos. Exige, porém, uma especificidade de conhecimento dentro do próprio acervo conceitual psicanalítico, para a aquisição de recursos teórico/clínicos pertinentes a essa prática. Estes recursos sustentarão a possibilidade de escuta da psicodinâmica vincular dialética inconsciente, intra e intersubjetiva da família ou casal, que ocorre no campo emocional do atendimento.
OBJETIVOS: Serão oferecidos subsídios psicoterapêuticos orientados pelo referencial psicanalítico e também apresentados conceitos introdutórios que evoluirão para a apreensão de psicodinâmicas vinculares gradativamente mais complexas.
PÚBLICO ALVO: Psicólogos, Médicos e Profissionais da área da saúde.
CORPO DOCENTE:
Coordenadora: LIA RACHEL COLUSSI CYPEL. Psicanalista Didata e Docente da SBPSP, Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Psicanálise dos Vínculos de Família e Casal da SBPSP, Ex chair do Comitê de Familia e Casal da FEPAL (Federação Latino Americana de Psicanalise), Membro do Comitê de Psicanálise de Família e Casal da IPA (International Psychoanalitycal Association). Membro do Comitê de Família e Casal da FEBRAPSI. Coordenadora do Grupo dos Vínculos de Casal e Família do CAP. ANDRÉIA LOBO COSTA CAMPOS DE MELO.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Goiânia(SBPG), atual diretora científica. Docente da SBPG. Coordenadora do departamento de Casal e Família da SBPG. Coordenadora do curso de Teoria Psicanalítica da SBPG. Mestre em psicologia clínica pela PUC-Goias. Membro do Comitê de Família e Casal da FEBRAPSI. Membro enlace do COWAP. CELIA BLINI DE LIMA.
Psicanalista, Membro Efetivopela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Sao Paulo (SBPSP). Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Sao Paulo (USP). Membro representante da SBPSP pela FEPAL, Membro socio-fundador da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). Psicanalista de Casal e Família e artigos publicados na área. HELOISA DE SOUZA SAMPAIO.
Psicóloga - PUC Campinas . Psicanalista pelo Instituto Durval Marcondes. Membro Associadoà Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Experiência com grupo e família, tanto em consultório particular quanto em Instituição Psiquiátrica. Psicanalista de Casal e Família. Ex Membro do Núcleo de Psicanálise de Campinas e região, depois Gep ( Grupo de estudos de Psicanálise de Cps e região), atualmente SBPCamp. JOSEFA DIAS SILVA FERNANDES.
Psicanalista, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Membro Didata e docente do Gep de São José do Rio Preto e região. Psicanalista de crianças e adolescentes pela Sociedade Brasileira Psicanálise de São Paulo. Especialização em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae São Paulo, SP. Especialização em psicoterapia de grupo pelo Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares (NESME), SP. Docente no curso de Medicina da Faculdade Unilago - União Das Faculdades Dos Grandes Lagos - São José do Rio Preto. SUELI PESCO.
Psicanalista pelo Instituto Durval Marcondes, Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e a IPA. Representante Regional de Maringá-PR junto à Diretoria Regional da SBPSP no período de 2018 a 2022. Membro do Núcleo de Psicanálise do Norte do PR de 2015 a 2022. Psicanalista de Casal e Família e Membro Participante do Grupo de Vínculos de Casal e Família do CAP-SBPSP. Colaboradora: MARIA CECILIA FERNANDES SILVA.
Membro Filiado ao Instituto Durval Marcondes da SBPSP. Mestre em Psicologia Clínica-PUC-SP. Membro Efetivo da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). Membro da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família (AIPCF). Representante da SBPSP no Comitê de Casal e Família (COFAP) da IPA (International Psychoanalitycal Association). Coordenadora e Supervisora do Ambulatório de Casal e Família (AMFAM) do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Psicanalista de Casal e Família. DURAÇÃO: 2 anos, de Março de 2025 à Novembro de 2026.
MATRÍCULA: R$600,00 - Mensalidade: R$800,00. 5 cotas para profissionais, negros, indígenas e refugiados. FREQÜÊNCIA: Segundos Sábados dos meses de Março a Novembro (exceto julho) das 9h às 12h30 e das 14h às 18h. CARGA HORÁRIA: 72 horas anuais – 144 horas dois anos Para receber o certificado de participação, é necessário atingir 75% de freqüência. CURSO PRESENCIAL. O modo híbrido está disponível apenas para interessados que residem fora da cidade de São Paulo. VAGAS LIMITADAS!
|