A formação psicanalítica é oferecida a médicos e psicólogos graduados, registrados nos respectivos Conselhos Regionais. A aceitação de profissionais graduados em outras áreas do conhecimento humano ficará a critério da Comissão de Ensino.
Para ser aceito como pretendente à formação é necessário ser aprovado em processo de seleção descrito no site www.sbpsp.org.br.
Uma vez aprovado, o pretendente selecionado deverá iniciar sua análise didática no prazo máximo de um ano após a publicação do edital.
A análise didática é uma análise pessoal realizada com um analista didata da SBPSP, ou seja, um analista qualificado para esta função. Após seis meses de análise, o pretendente poderá fazer a matricula no Instituto e iniciar seus cursos, sendo a partir deste momento considerado um Membro filiado do Instituto.
A análise didática deverá ter a duração mínima de cinco anos, com a freqüência mínima de quatro sessões semanais de 45 (quarenta e cinco) ou 50 (cinqüenta) minutos de duração.
Os pretendentes selecionados e/ou membros filiados que não residam na Cidade de São Paulo estão autorizados a realizar “análise condensada”, em duas sessões diárias (tendo cada uma de tais sessões a duração regulamentar de 45 ou 50 minutos), em dois dias da semana.
Esses seminários são coordenados por professores, membros efetivos da SBPSP. Os seminários teóricos estão divididos em dois módulos, referidos como obrigatórios e eletivos.
Os módulos obrigatórios totalizam 160 seminários assim distribuídos:
Estudo da obra de Freud: 8 módulos de um semestre (128 seminários).
Estudo da obra de Klein: 1 módulo de um semestre (16 seminários).
Estudo da obra de Bion: 1 módulo de um semestre (16 seminários).
Introdução ao Método Psicanalítico: 1 módulo de um semestre (16 seminários).
Os módulos eletivos visam aprofundar os estudos psicanalíticos básicos e também propiciar o conhecimento de outros autores, assim como o estudo de temas importantes da Psicanálise Contemporânea. O mínimo obrigatório de créditos requerido para os membros filiados é a participação em 100 (cem) seminários eletivos.
Ao longo de toda a formação, o membro filiado deverá fazer ao menos um seminário por semestre até a sua completa finalização.
É facultado aos membros filiados organizar grupos pré-formados com docentes de sua escolha, tanto para os seminários obrigatórios como os eletivos de seu interesse; entretando, os grupos pré-formados não podem ultrapassar 50% dos créditos de um semestre.
Com relação aos seminários clínicos, é obrigatória a participação em pelo menos 10 (dez) módulos; cada módulo tem a duração de dois meses, comporta oito seminários clínicos e é coordenado por um analista didata diferente. Totaliza-se assim um total de 80 (oitenta) seminários clínicos. Em cada um destes seminários os membros filiados levarão material de sua clínica para que se faça um exercício de compreensão do material e de correlação da teoria com a clínica.
O membro filiado deverá atender em análise dois pacientes adultos. A primeira supervisão visa a apreensão e/ou desenvolvimento do método analítico por parte do supervisionando, de modo a que ele possa progressivamente construir um setting psicanalítico que inclua a frequência de quatro sessões semanais.
Das oitenta horas da segunda supervisão, os analisandos acompanhados deverão ser atendidos na frequência mínima de quatro sessões semanais e supervisionados por um período mínimo de quarenta horas.
A Diretoria de Atendimento à Comunidade da SBPSP dirige e coordena uma Clínica de Atendimento à população que oferece aos membros filiados a possibilidade de atender pacientes em pelo menos quatro sessões semanais.
Ao fim de cada supervisão, o membro filiado ao Instituto deverá apresentar um relatório dessa experiência. O relatório será apreciado por uma Comissão organizada pela Diretoria do Instituto, através de sua Secretaria de Acompanhamento. O membro filiado sugerirá os nomes de seis membros efetivos, sendo quatro analistas didatas e dois professores, dos quais a Secretaria de Acompanhamento escolherá três, sendo dois didatas e um membro efetivo. Este grupo discutirá com o membro filiado o seu relatório, aprovando-o ou não; posteriormente relatará por escrito sua conclusão à Diretoria do Instituto.
Uma vez concluídas as obrigações curriculares, e tendo sido nelas aprovado, o membro filiado será qualificado pela Diretoria do Instituto como psicanalista. Cabe ao Presidente assinar a admissão como membro da SBPSP, na qualidade de Associado desde que ele tenha recebido a qualificação do Instituto e tenha apresentado escrito psicanalítico de sua autoria para ser divulgado entre os membros da SBPSP.
A Secretaria de Análise de Crianças e Adolescentes da Diretoria do Instituto Durval Marcondes oferece formação em Análise de Crianças e Adolescentes baseada em créditos obrigatórios e eletivos e na livre escolha de horários e coordenadores de seminários. Considera-se importante e extremamente útil o oferecimento de uma formação integrada com a formação geral, a partir de uma visão mais ampla das possibilidades de aproximação do funcionamento da mente e da construção do psiquismo.
Nesta área de formação serão oferecidos seminários teóricos, eletivos e serão obrigatórias supervisões de 3 (três) pacientes (criança pequena, latente e adolescente), de 40 (quarenta) horas cada uma, ou supervisões de 2 (dois) pacientes (criança pequena ou latente e obrigatoriamente um adolescente) de 60 (sessenta) horas cada uma.